Aliar o aumento no nível de segurança e redução de custos é o principal foco.
A ideia é simples e eficaz: substituir porteiros presenciais por agentes que, de maneira remota, abrem e fecham portões e garagens – além, é claro, de ficar de olho 24 horas no condomínio por meio de câmeras e internet.
Sem portaria no local, o condomínio consegue dispensar um dos custos mais caros do condomínio.
Ao contrário do que seria possível há alguns anos, atualmente, devido a melhorias tecnológicas e o avanço da internet, o sistema de portaria virtual conta com condições técnicas e de infraestrutura para entregar o que, de fato, se propõe. Isso trouxe mais eficiência e menos vulnerabilidades ao serviço, tornando-o acessível e viável tanto para condomínios residenciais, como comerciais.
Mas para que o sistema de portaria virtual funcione bem e cumpra o seu papel com segurança, são necessários alguns procedimentos que irão fazer com que o serviço ocorra de forma completa e satisfatória, como:
- Sistemas de biometria, apps ou tags: a maioria das empresas trabalha com esse sistema para a entrada e saída de moradores. Geralmente um dos dedos é utilizado para acionar os portões. Sistemas de cartão, tags e até aplicativos com “QR code” também podem ser utilizados
- Abertura e fechamento de portões remoto: sem esse sistema, o operador na central não conseguiria abrir ou fechar portões para pedestres ou a garagem à distância
- Sistema de internet/telefonia com redundância: como toda a comunicação entre empresa e condomínio é feita via internet, é fundamental que haja um plano B caso haja um problema de conexão, ou de sistema fora do ar.
- Câmeras IP´s: sistema de câmeras que transmitem imagem e som via internet são fundamentais para uma boa comunicação entre operador e morador/visitante do condomínio
- Gerador ou sistema de nobreak: necessário haver um pequeno gerador, ou nobreak, pelo menos para os portões e equipamentos de segurança e comunicação, em caso de queda de energia
- Botão de pânico: uma maneira rápida de acionar a empresa e essa a polícia em caso de algum problema. Em alguns casos, a empresa cadastra um dedo do pânico, para o morador poder pedir ajuda através da sua biometria, sem levantar suspeitas, caso esteja em uma emergência
- Backup das imagens: é fundamental que a empresa guarde em uma nuvem as imagens do dia-a-dia do condomínio
- Entre outros que somente após vistoria técnica é possível precisar.
Então de forma geral, a portaria virtual só tem vantagens a trazer para o seu condomínio como redução de custo para o condomínio, melhoria da segurança através do controle de acesso, menor riscos de ações trabalhistas, possibilidade de melhorias no condomínio sem a necessidade de taxas extras e a possibilidade de auditorias de áudio, vídeo, entradas e saídas.
Dúvidas Frequentes
Quem recebe correspondências e entregas?
Correspondências sem necessidade de assinatura normalmente são colocadas na caixa de correio e posteriormente redistribuídas internamente no condomínio pelo zelador. No caso das encomendas e correspondências maiores (que não cabem na caixa de correio) e das que necessitam de assinatura, o atendente liga para o morador, que pode receber se estiver em casa, ou para o celular do zelador, que se desloca imediatamente para a portaria para fazer o recebimento.
Como funciona a entrega de água?
Os fornecedores devem ser pré-cadastrados pelo condomínio. Mesmo assim, para garantir a segurança e manter o controle, toda entrega deve ser autorizada pelo morador.
Em caso de festa, como ocorre o atendimento?
O morador deve enviar um e-mail para a central de atendimento ou cadastrar na interface do condomínio a relação de convidados com 24 horas de antecedência para a pré- autorização desses nomes.
Existe também um serviço adicional para festas com grande número de convidados. O morador paga uma taxa e o serviço inclui uma pessoa no local recepcionando e auxiliando no controle de acesso juntamente com a central de atendimento.
Em caso de paralização do equipamento?
Toda a mão de obra de manutenção do equipamento já está inclusa no valor fixo do contrato mensal. Não existem surpresas com valores de manutenção corretiva e são feitas revisões preventivas e periódicas no sistema para evitar e reduzir o risco de falhas, enviamos um porteiro presencial até a regularização do equipamento.
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